terça-feira, 30 de março de 2010

Organizando

Quando comecei a tocar, só existia vinil, agente só precisava de (muito) espaço e um pouco de critério para organizar os discos de forma que ficasse fácil de achar (usei muita caixa de feira). Depois vieram os CDs e a organização passou a ficar um pouco mais complexa, pois tínhamos mais musica num espaço de mídia menor fisicamente.

Hoje vivemos a era do arquivo digital, a geração MP3, não importa mais se usamos toca disco ou CD para tocar, os simuladores estão ai, SERATO, TRAKTOR, TORQ, fora as controladoras MIDI.

Eu estou a ponto de partir para esse mundo digital, e optar por usar essas ferramentas de time code, mas quantidade de musica no “case” digital (HD externo) é um problema. Podemos até ter todo o cuidado de colocar em pastas separadas, mas o browser do software não le o nome do arquivo, ele le somente as famosas Tags (acredito que isso vá mudar - é só o pessoal que fabrica esses equipamentos colocarem uma opção a mais no modo de leitura).

Segundo a Wikpedia, “ TAG é um conjunto de informações mais usado junto com o formato de áudio MP3. Ela permite armazenar informações como o título, artista, album, número da faixa, ou outra informação sobre o arquivo no próprio aquivo.

A primeira versão da tag ID3 foi criada em 1996 por Eric Kemp que tinha a necessidade de armazenar mais informações no arquivo e não apenas deixa-las no nome do próprio mp3, então ele teve a idéia de adicionar um pedaço de dados ao fim do arquivo e logo ela se tornou o padrão dos mp3. “

E agora? Ao procurar a musica no software eu não acho, porque a TAG não ta preenchida!!! Bom… e para escrever na TAG como fazer? Imagina um HD com 50.000 arquivos nomear um por um. Calma tem ferramenta para ajudar!!

Eu tenho usado oa MP3 TAG, com ele você pode programar para re-nomear o arquivo de acordo com um padrão, por exemplo: “ artista – musica (versão) “ esse é o padrão eu uso. Com um comando, posso mandar todas as minhas tags serem preenchidas automaticamente de acordo com o nome do arquivo. Na Tag ainda pode ser colocada a imagem da capa do disco e comentários.

Algumas ferramentas que podem te ajudar:

mp3 tag – www.mp3tag.de/en/

rapidevolution - www.mixshare.com/software.html

ultra tagger 2.3 – www.ultratagger.com/

...

Nenhum comentário: