quinta-feira, 24 de março de 2011

15 minutos de fama

JUSTIN QUEM?

Faz um tempo que estou para escrever esse post (só agora arrumei um tempo)...
Tempos atrás estava passeando num shopping , quando entrei numa livraria para comprar dicionários escolares, quando me deparei com um livro que me chamou a atenção, não pelo fato de que o assunto era interessante, mas pela velocidade em que aquele tipo de obra teria chegado ao público.
Era um livro sobre um dos ícones pop do momento, Justin Bieber, sim ele mesmo, mas o que chamou a atenção foi que não era apenas um livro mas sim estava intitulado como uma BIOGRAFIA de Justin Bieber.
É que estamos acostumados a ver biografias de velhos caquéticos que estão à beira da morte ou então partiram recentemente e em até outros casos, investigações sobre ícones que já se foram há tempos. Porém nunca tinha visto algo de tamanha precocidade. Sabemos que para começar vamos entender o significado da palavra BIOGRAFIA que é uma palavra de origem grega que nasceu da fusão de duas palavras BIO (vida) e GRAFIA ( escrita). Portanto BIOGRAFIA nada mais é que a escrita da vida, assim, como BIOLOGIA (LOGIA = estudo) , que é o estudo da vida.
BIOGRAFIA é quando o autor de um livro escreve toda a sua vida ou a vida de alguém.
Agora eu me perguntei na hora: COMO PODE ALGUÉM QUE AINDA NEM VIVEU (OU MELHOR, COMEÇOU A VIVER) TER UMA BIOGRAFIA?
Comecei a refletir, para posteriormente escrever este post, pensando bem (comercialmente falando) ele tem razão de escrever uma biografia tão precocemente, já que estamos em um mundo onde as informações voam na velocidade de comerciais de 30 segundos e bombardeadas visualmente em nossas mentes com estratégias de marketing de guerrilha associadas aos mais profundos estudos da psiqué humana. Não sabemos o quão meteórica será essa carreira, uma vez que estamos acostumados a artistas que estão há décadas produzindo músicas novas, porém pedimos para que cantem as antigas em seus shows. Mas estão aí como dinossauros sobrevivendo em um mercado fonográfico que exige cada dia mais rostinhos novos e bonitos (Susan Boyle que os diga).
Talvez se deixasse para fazer sua biografia daqui cinco ou seis anos (ou menos) não seria mais interessante ou vendável, visto que seu sucesso já poderia ter passado e seus 15 minutos de fama se esgotado.
Quem sabe se o Jordy tivesse feito a mesma coisa?
...

Nenhum comentário: